Astro de Ogum irá pedir a Chico Carvalho o arquivamento de seu projeto

 O presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Astro de Ogum (PR), irá discutir com o seu colega...

 O presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Astro de Ogum (PR), irá discutir com o seu colega Francisco Carvalho (PSL) sobre a conveniência de este retirar de tramitação seu projeto de lei que institui, no âmbito do sistema municipal de ensino, o “programa escola sem partido”. A iniciativa do parlamentar gerou grande reação de professores do Município e de seu sindicato, o Sindeducação, que ganharam o apoio do Centro de Cultura Negra-CCN, professores da Uema, da Ufma e do Ifma, e do Diretório Central dos Estudantes da Ufma.

Eles entendem que se o projeto virar lei irá criar dificuldades aos professores para analisar e debater com os alunos os vários aspectos de um tema de aula e privar o mestre de sobre ele emitir opinião. É que, pelo projeto, o exercício da atividade docente deve estar em consonância com a neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado. Os professores também consideram o projeto limitante à atividade de ensino na medida em que estabelece que o poder público não se meterá na orientação sexual dos alunos nem permitirá qualquer prática capaz de comprometer o desenvolvimento de sua personalidade em harmonia com a respectiva identidade biológica de sexo.

Durante a reunião com o presidente Astro, da qual também participaram os vereadores Marcos Silva (DEM), presidente da comissão de educação; Sá Marques (PHS), membro da comissão; e o vice-presidente da Câmara Honorato Fernandes (PT), os mestres também expressaram discordância em razão de o projeto estabelecer que o professor, no exercício da função, não deve emitir suas opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias. Eles também criticaram outros aspectos da iniciativa do vereador.

TRAMITAÇÃO

O presidente da Câmara explicou aos professores o rito de tramitação de propostas dos vereadores e frisou que a ele cabe apenas pautar a votação dos projetos de lei, requerimentos, indicações e moções. Ele ressaltou que o projeto recebeu parecer favorável da procuradoria jurídica da Câmara, assim como aprovação da comissão de educação e por isso o colocou na pauta de votação da sessão ordinária de segunda-feira. Contudo, em face da reação dos professores a matéria não foi apreciada e que agora irá conversar com Francisco Carvalho para ver se ele concorda em retirar o projeto de tramitação.

Além de outros, participaram e argumentaram contra o projeto e pediram o seu arquivamento a professora municipal Elizabete Ribeiro, presidente do Sindeducação; professora Célia Motta, do curso de Ciência Política da Ufma; Neuseli Almeida, professora de Psicologia Social da Uema; professora Jacinta Moraes, coordenadora pedagógica de uma escola municipal; professora Mary Ferreira, do curso de Biblioteconomia da Ufma; professor de História Márcio Souza, com atuação em escola particular.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados

    Provas do concurso da Câmara de São Luís serão aplicadas neste domingo

    Provas do concurso da Câmara de São Luís serão aplicadas neste domingo

    Os candidatos inscritos no concurso da Câmara Municipal de São Luís (CMSL) já podem consultar seus locais de provas...

    Balada conceito agita New Gardens nesta sexta-feira

    Balada conceito agita New Gardens nesta sexta-feira

    Intervenções estratégicas da gestão do prefeito Edivaldo dão mais fluidez ao trânsito de São Luís

    Intervenções estratégicas da gestão do prefeito Edivaldo dão mais fluidez ao trânsito de São Luís

    A exemplo de muitas cidades e capitais brasileiras, São Luís tem o desafio de promover investimentos que resultem na...

    Ricardo Diniz propõe debate sobre a nova educação

    Ricardo Diniz propõe debate sobre a nova educação

    Qual o modelo de educação ideal? Qual o novo papel da escola na formação? Como devem ser os educadores?...

    Batista Matos e Rômulo Franco assumem na Câmara 

    Batista Matos e Rômulo Franco assumem na Câmara 

    Numa sessão solene realizada nesta segunda-feira, (24), assumiram mandatos na Câmara Municipal de São Luís, os novos vereadores Batista...

    Burger de cupim é opção na Sal e Brasa Grill Express

    Burger de cupim é opção na Sal e Brasa Grill Express

    O Sal e Brasa Grill Express trouxe para os shoppings a já conhecida qualidade da Churrascarias Sal e Brasa....