eleições 2018

Sarney Filho, um colecionador de escândalos no poder

Ex-ministro do Meio Ambiente, o eterno deputado federal Sarney Filho foi oficializado nesta quinta-feira (2), como candidato do PV...

Ex-ministro do Meio Ambiente, o eterno deputado federal Sarney Filho foi oficializado nesta quinta-feira (2), como candidato do PV ao Senado Federal na chapa da irmã, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) que busca mais um mandato no comando do Palácio dos Leões. Zequinha, como é mais conhecido, discursou fazendo um aceno a seus dois principais pontos fracos: a rejeição que sua família tem por parte eleitorado maranhense e sua relação acidentada com o setor ruralista .

O político que virou um verdadeiro colecionador de escândalos ao longo de seus 40 anos de carreira política, até tentou ajustar suas falas e gestos dando a entender que a experiência o credencia para pleitear uma das duas vagas na Câmara Alta pelo Maranhão. A verdade é que não é de hoje, entretanto, que o sobrenome maranhense aparece envolvido em escândalos com dinheiro público. Acusações rumorosas acompanham o clã desde os tempos em que Sarney presidiu o Brasil, na década de 1980.

Só Sarney Filho, por exemplo, acumula uma folha corrida dos mais diversos escândalos. Em 2010, Zequinha foi atingido pela Lei da Ficha Limpa. Sua candidatura chegou a ser impugnada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) do Maranhão. Ele foi acusado de abuso de poder econômico pelo fato de a prefeitura do município de Pinheiro, cujo prefeito era seu aliado, ter criado um link em sua página para a homepage do então deputado em 2006. O presidente do PV no Maranhão foi condenado a pagar uma multa e, segundo o MPE, isso o tornaria inelegível, conforme a lei complementar 135/2010. No entanto, após recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral, o deputado conseguiu manter o registro de sua candidatura.

Essa não é a única irregularidade a macular o currículo do ex-ministro do Meio Ambiente. Em 2009, Sarney Filho foi investigado pelo Ministério Público por ter usado sua cota parlamentar de passagens aéreas para viajar com a família para o exterior. Além disso, entre julho de 2007 e julho de 2008, a Câmara pagou oito passagens para Marco Antônio Bogéa, colaborador do empresário Fernando Sarney, irmão do deputado. Embora não tendo qualquer vínculo funcional com a Casa, Bogéa usou a cota de Sarney Filho, à época líder do PV na Câmara. Fernando Sarney e Marco Antônio Bogéa são acusados de participar de um suposto esquema de corrupção em estatais do setor elétrico e alvo de investigações da Polícia Federal na Operação Boi Barrica.

Em setembro de 2015, a CPI da Petrobras recebeu das mãos do deputado Jorge Solla (PT-BA) cópias de documentos da contabilidade extraoficial da Odebrecht, do fim da década de 1980, com registros de pagamento de propina a políticos das obras executadas naquela época. No material, entregue ao delegado Bráulio Cézar Galloni, coordenador-geral da Polícia Fazendária, constava o nome do deputado José Sarney Filho.

A partir de hoje, o blog abre uma série mostrando as revelações do período em que Zequinha esteve na Câmara ou em suas duas passagens pelo Ministério do Meio Ambiente: entre 1999 e 2002, no governo Fernando Henrique Cardoso e mais recentemente quando voltou ocupar a pasta no governo Temer.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados

    Salve-se quem puder! Bolsorano é o novo presidente do Brasil
    Brasil

    Salve-se quem puder! Bolsorano é o novo presidente do Brasil

    Cleomar Tema poderá ser preso novamente por suspeita de corrupção
    eleições 2018

    Cleomar Tema poderá ser preso novamente por suspeita de corrupção

    Em 2007, a polícia federal confirmou a prisão de 23 pessoas, durante a operação rapina. Eles teriam desviado aproximadamente R$ 15...

    Zé Gentil e Fábio Gentil aderem à reeleição de Othelino na Assembleia
    eleições 2018

    Zé Gentil e Fábio Gentil aderem à reeleição de Othelino na Assembleia

    O deputado estadual eleito Zé Gentil (PRB) e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), garantiram apoio à reeleição...

    Novos deputados evangélicos declaram apoio à reeleição de Othelino na Assembleia
    eleições 2018

    Novos deputados evangélicos declaram apoio à reeleição de Othelino na Assembleia

    Os deputados estaduais eleitos, Pastor Cavalcante (PROS) e Mical Damasceno (PTB), declararam apoio à reeleição do presidente da Assembleia...

    Feirinha São Luís atrai público infantil em celebração ao Dia das Crianças
    maranhão

    Feirinha São Luís atrai público infantil em celebração ao Dia das Crianças

    Neste domingo (14), a Praça Benedito Leite foi tomada por famílias inteiras que levaram os pequenos para celebrar o...

    Papo-cabeça caxiense…
    eleições 2018

    Papo-cabeça caxiense…

    Na manhã do último domingo (14), na princesa do sertão, o proprietário rural Charles Sousa e o deputado estadual...