Esporte valorizado durante primeiro ano de gestão de Flávio Dino

O ano de 2015 representou um marco para o esporte maranhense, que contou com apoio, por parte do Governo do Estado, a atletas de alto rendimento e iniciativas municipais, educacionais e comunitárias, além da ampla promoção de acesso a esporte, feita por meio de investimentos em infraestrutura e logística. Por meio do esporte, o governo Flávio Dino estimulou a integração entre municípios maranhenses e comunidades, gerando oportunidades e inclusão social. 

Flávio-e-Márcio-Jardim

Entre os benefícios esportivos, o destaque foram os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). Em 2015, foi realizada a maior edição da história da competição, com 55 mil alunos envolvidos, 1.500 escolas e 96 municípios, superando em 50% a edição de 2014. Para apoiar os jogos, o Governo do Estado preparou o Parque da Vila Palmeira e o Centro Social de Servidores do Maranhão (Ipem) para funcionarem como alojamento e concentração dos atletas participantes, permitindo a troca de experiência entre estudantes. O Governo do Estado disponibilizou veículos para auxiliar no transporte com mais conforto e segurança aos atletas e garantiu estrutura completa de alimentação, acompanhada por nutricionistas e fornecida pelo Governo às delegações do interior. Outro ponto positivo foi a Clínica de Fisioterapia criada para garantir o bom condicionamento físico dos atletas dos JEMs. Foi estruturado com equipamentos modernos e especialistas, visando oferecer o suporte necessário aos alunos. Os atendimentos realizados somaram cerca de 2 mil registros. 

A programação Cultural do JEMs foi vasta e realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secma). O “Agita JEMs” contou com passeios, apresentações culturais, atividades educacionais e de lazer, que levou mais lazer e cultura aos atletas no período em que não estavam nas competições. Conjuntamente, uma das melhores políticas públicas já articuladas pelo Estado do Maranhão foi o projeto dos Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses 2015 (ParaJEMs), que contou com a participação de 84 alunos/atletas, de nove escolas dos municípios de Pinheiro, Carolina, Matinha, Codó, Aldeias Altas, Presidente Dutra e São Luís. O projeto estimulou a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do Maranhão. 

“Em 2016, o objetivo é superar todas as metas que alcançamos no ano passado. O compromisso da gestão do governo Flávio Dino com o esporte e lazer já mostra resultados, pois analisamos que os JEMs estão crescendo em quantidade e em qualidade. Para a próxima edição, estamos trabalhando intensamente para melhoria de todos os segmentos. Nosso próximo passo é aumentar a adesão dos municípios e incentivar a participação ativa dos nossos atletas, que são as estrelas dos jogos”, afirmou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim. 

Mais Investimentos – O Governo tem avançado na melhoria e ampliação dos equipamentos esportivos na região Tocantina do Estado. Os estádios nas cidades de Imperatriz e João Lisboa, respectivamente, já tiveram reforma iniciada com investimentos de R$1,3 milhão. Mais de R$14 milhões foram captados para investimentos em 32 projetos com a Lei de Incentivo ao Esporte e outros 69 já foram certificados. A iniciativa vai beneficiar 56 mil maranhenses.

Deixe uma resposta