Prefeita de São Vicente Férrer é acionada por improbidade administrativa

O Ministério Público do Maranhão pediu a condenação da prefeita de São Vicente Férrer, Maria da Conceição Araújo (PP),...

O Ministério Público do Maranhão pediu a condenação da prefeita de São Vicente Férrer, Maria da Conceição Araújo (PP), por ato de improbidade administrativa em decorrência da omissão no pagamento de salários e na concessão de benefícios garantidos por lei a servidores municipais, como férias, adicionais noturnos e de insalubridade, além de salário-família.

A solicitação foi feita em Ação Civil Pública, ajuizada pela titular Promotoria de Justiça da comarca, Alessandra Darub Alves, com base nas Notícias de Fato nºs 42/2017, 339/2017, 340/2017, 357/2017 e 368/2017, além de uma Reclamação apresentada à Ouvidoria do MPMA.

Segundo os relatos, não foi cumprido o acordo firmado entre a Prefeitura e o Sindicato dos Servidores Municipais, tratando do pagamento dos salários atrasados de julho de 2017 e os valores referentes às férias de 2016.

Em um dos casos, dois servidores alegaram que não haviam recebido os salários de novembro de 2016 e dos meses de janeiro e fevereiro de 2017. Requerido pelo MPMA, o Município reconheceu a dívida relativa a 2017 e afirmou que, em agosto daquele ano, o pagamento seria regularizado.

Em outubro de 2017, o Município firmou um acordo com o Ministério Público, estabelecendo que, no mês seguinte, seriam pagos os salários de novembro de 2016, mas o compromisso não foi cumprido.

A omissão da prefeita também foi objetivo de uma Reclamação apresentada à Ouvidoria do Ministério Público do Maranhão, em que servidores relataram que, além de não pagar salários, o Município estava se negando a pagar valores de férias e de adicional de insalubridade.

Como resultado da falta de pagamento de salários, professores da rede pública suspenderam as aulas nas escolas do município.

Para o MP, a omissão da prefeita com as atribuições mínimas da gestão municipal tem sido prejudicial para os servidores e suas famílias, além de afetar a subsistência destes. “A falta de pagamento dos servidores prejudica a economia do município porque o comércio local gravita em torno do funcionalismo público e de benefícios sociais” afirma a promotora de justiça Alessandra Alves.

O Ministério Público pediu a condenação de Maria da Conceição Araújo à perda da função pública, ao ressarcimento integral dos danos, à perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio e à suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos.

As penalidades incluem o pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais e/ou creditícios, direta ou indiretamente, mesmo que por meio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados

    Jamys Gualhardo parabeniza todos os agentes de trânsito da capital
    São Luís

    Jamys Gualhardo parabeniza todos os agentes de trânsito da capital

    Neste domingo (23), é marcado pelo dia dos Agentes de Trânsito, o jovem Jamys Gualhardo parabenizou toda classe em...

    Thaíza recebe apoio da colônia de pescadores de Pinheiro
    Maranhão

    Thaíza recebe apoio da colônia de pescadores de Pinheiro

    A convite de Selma Durans, presidente da Colônia de Pescadores de Pinheiro, a candidata à deputada estadual Dra. Thaíza...

    Fábio Gentil recebe alunos da educação infantil em seu gabinete
    Maranhão

    Fábio Gentil recebe alunos da educação infantil em seu gabinete

    A Prefeitura de Caxias foi visitada por um público diferenciado: os alunos do Centro de Educação Infantil Maria das...

    Falso bispo pode ser denunciado por enganar fiéis e celebrar missa em Anajatuba
    Maranhão

    Falso bispo pode ser denunciado por enganar fiéis e celebrar missa em Anajatuba

    Ele reza missa, abençoa fiéis em grupos de oração e até benze objetos religiosos comprados por católicos. Não haveria...

    Empresa de primo de secretário firma quase R$ 5 milhões em contratos em Rosário
    Maranhão

    Empresa de primo de secretário firma quase R$ 5 milhões em contratos em Rosário

    A Prefeitura de Rosário (cidade a 60 quilômetros de São Luís), continua burlando a legislação em vigor e fazendo contratações sob...

    Luis Fernando conversa com moradores e anuncia melhorias no Jardim Araçagy
    Maranhão

    Luis Fernando conversa com moradores e anuncia melhorias no Jardim Araçagy

    O prefeito Luis Fernando Silva visitou os moradores do bairro Jardim Araçagy, região limítrofe de São José de Ribamar....