Falso bispo pode ser denunciado por enganar fiéis e celebrar missa em Anajatuba

Ele reza missa, abençoa fiéis em grupos de oração e até benze objetos religiosos comprados por católicos. Não haveria...

Ele reza missa, abençoa fiéis em grupos de oração e até benze objetos religiosos comprados por católicos. Não haveria nada incomum nos atos de Dom Ricardo Breier, em Anajatuba, distante a 137 km de São Luís, não fosse um único detalhe: ele não é bispo.

A reportagem apurou que Ricardo Breier era padre da Igreja Católica, mas foi expulso por rituais da Umbanda, práticas não condizentes com as doutrinas católicas.

Como ficou proibido de atuar na Igreja Católica, Breier então fundou no município a “Igreja Católica Brasileira”, que faz questão de manter as aparências de Igreja Católica – o que muito confunde os fiéis. Bom de lábia, logo ganhou a confiança de todos. “Ele falava muito de religiosidade, tinha muito carisma”, diz um católico anajatubense que preferiu não se identificar.

A celebração dos sacramentos na Igreja Brasileira não é reconhecida pela Igreja Católica, pois é confusa e sujeita a improvisações. Mas como a denominação ainda é pouca conhecida, ‘Dom’ Ricardo Breier prefere continuar se apresentando como membro da comunidade católica.

QUEDA DA MÁSCARA      

No mês de julho, porém, a farsa começou a cair no momento que seria o ápice da “carreira religiosa”, ao se apresentar numa matéria da TV MIRANTE como missionário religioso. A farsa montada pelo falso profeta ficou mais evidente quando resolveu se identificar na reportagem como “Bispo Ricardo Breier”.

“O religioso que só pensa única e exclusivamente na questão espiritual e não se preocupa com a questão social, material e econômica dos seus fiéis, ele não tá fazendo um trabalho bom. Eu optei por agir e não ficar estagnado”, declarou à época o falso profeta.

PÚLPITO VIRA PALANQUE      

Essa não é a primeira atitude negativa do estelionatário. Muitos fiéis que foram enganados por ele, relatam que deixaram de participar das missas da Igreja Católica Brasileira [que estaria sendo usada por ele como Igreja Católica], alegando que Breier vinha transformando o púlpito da igreja em palanques de comícios políticos.

 Em vários momentos da missa, o falso profeta que é aliado fiel do Eduardo Castelo Branco e da vice-prefeita Lucilandia (PSD) – adversários do atual prefeito Sidiney Pereira, costuma usar o próprio espaço sagrado do templo para tecer críticas contra a atual gestão.

“Eu sempre soube que uma hora a verdade viria à tona. Ele deveria saber que nem todos os fiéis da igreja são aliados ou adversários de político A ou B. Existem aqueles que não tomam partidos e também se incomodam com essa postura. Eu deixei de frequentar a igreja por causa de situações como essas e agora fiquei revoltada ao saber que nem bispo ele é. O mais grave é saber que fomos enganados por um falso profeta”, declarou um fiel em contato com o blog.   

ESTELIONATÁRIO DENUNCIADO    

A Igreja Católica de São Luís ainda não se manifestou sobre o caso. No entanto, se for denunciado à polícia, Breier pode ser autuado em flagrante por crime de estelionato que é, sem dúvida, um dos crimes mais comuns e conhecidos da vasta legislação penal brasileira.

 O crime está disposto no artigo 171 do Código Penal e é imputado àquele que busca obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. A pena é de um a cinco anos e multa.

VER COMENTÁRIOS

Notice: WP_Query foi chamado com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home/maranhao/public_html/wp-includes/functions.php on line 4657

Artigos relacionados

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz