Coroatá: após cobrança de Riba Maia prefeito promete pagar abono aos servidores da educação
Cumprindo o mandato por um período de dois meses como suplente, Riba Maia chegou mostrando serviço como oposição na...
Cumprindo o mandato por um período de dois meses como suplente, Riba Maia chegou mostrando serviço como oposição na Câmara Municipal de Coroatá. Logo após assumir, colocou o dedo na ferida e expôs para a população a enorme soma de recursos que o município recebeu do Governo Federal para a educação.
Conforme dados oficiais do Tesouro Nacional, de janeiro até 11 de dezembro de 2019 foram repassados mais de R$ 48.219.000,00 (quarenta e oito milhões, duzentos e dezenove mil reais) para a cidade.
Apesar das altas cifras a administração não reformou uma escola sequer, o transporte escolar é precário e os salários dos servidores da secretaria de educação estão reduzidos. Isso tudo sem contar que o município não entregou fardamento e kit escolar para todos os alunos da rede municipal.
Diante da situação o vereador iniciou um grande movimento, visitou escolas e foi a programas de rádio e televisão para questionar para onde estava indo tanto dinheiro. Riba apontou que o município deverá ter uma grande sobra de recursos na educação neste final de ano e que o correto seria destinar o montante para os servidores, em forma de abono.
Diante da repercussão e mobilização pública em torno do assunto, o prefeito de Coroatá Luís da Amovelar Filho (PT) não teve alternativa. Conhecido por só funcionar à base da pressão, ele já deu sinais de que irá atender a reivindicação.
Esse é um bom exemplo de que quando se faz uma boa oposição a administração funciona.