maranhão

Sucessão na UFMA…

Na última sexta-feira, o Conselho Universitário da UFMA se reuniu para discutir novas regras para a escolha do novo...

Na última sexta-feira, o Conselho Universitário da UFMA se reuniu para discutir novas regras para a escolha do novo Reitor. A provocação ao Conselho foi iniciativa pela APRUMA, com o propósito de alterar o Regimento e a Resolução que disciplinam a Consulta à comunidade Universitária.

Este fato proporcionou uma semana de intenso debate nos corredores da instituição, culminando em uma sessão bastante movimentada a acalorada. Tudo isso em razão de estarem em pauta proposições que atingiriam em cheio as pretensões de um ex-Reitor que se apresenta como pré-candidato.

A proposição que deixava nervosos os seguidores do pretenso candidato era o que impediria a candidatura de docentes que estivessem a menos de quatro anos para a aposentadoria compulsória. Como ele está próximo de completar 73 anos, caso fosse o escolhido na Consulta, se aposentaria após 1 ano e 8 messes da posse.

O Conselho Universitário não aprovou a proposição, por ferir direitos, mas nos corredores da UFMA as perguntas inquietantes são: qual seria a motivação para alguém se candidatar a um cargo de Reitor sabendo que poderá exercer o cargo por apenas 1 ano e 8 meses? Seria por vaidade? Por vingança? Para manter um núcleo de poder que gere a instituição por décadas? Ou seria a combinação dos três?

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz