Weverton visita cidades atingidas pelas chuvas

O deputado federal Weverton (PDT) esteve, nesta sexta-feira (13), com o governador Flavio Dino (PCdoB) nos municípios de Pedreiras e Trizidela do Vale, dois dos mais afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias no estado. Em conversa com os moradores e políticos da região o pedetista afirmou que a prioridade agora é o restabelecimento dos principais serviços nesses municípios. “No momento difícil que o país atravessa, a solução para resolver os problemas está em estabelecer parcerias. E, neste caso, é uma irmandade mesmo – todo mundo junto pelas famílias que estão precisando muito, neste momento, de apoio e de solidariedade”, disse Weverton. Ele ressaltou que este é um momento de reconstrução, de pedir muita proteção a Deus e, acima de tudo, oferecer a assistência necessária aos municípios e aos desabrigados para o enfrentamento dessas dificuldades.

O parlamentar e a comitiva do governador também participaram de uma conversa que reuniu os prefeitos de Pedreira, Antônio França, e de Trizidela do Vale, Fred Maia, e lideranças locais. Na oportunidade, Flávio Dino anunciou que, além de tudo o que já vem sendo feito para minimizar os danos, os municípios afetados também poderão receber os benefícios do “Cheque Minha Casa”, especialmente estendidos para ajudar aquelas famílias que tiveram suas casas e seus bens destruídos pelas forças das águas. Cada família receberá o auxílio conforme a avaliação dos danos feitas pela Defesa Civil, podendo chegar ao valor de R$ 5 mil.

Liberação de emendas

Na quarta-feira, Weverton defendeu, no Plenário da Câmara dos Deputados, que o Governo Federal libere em regime de urgência as emendas destinadas aos municípios castigados pelas cheias, para que as prefeituras possam realizar ações de apoio às vítimas da enchente.

Em audiência articulada com o também deputado André Fufuca (PP), Weverton esteve com o ministro dos Transportes, Valter Silveira, e o diretor do DNIT, Halpher Rosa, para tratar da situação do trecho da BR-135, cortada entre Presidente Dutra e Dom Pedro. “Saímos da reunião com a garantia de que o problema será resolvido nos próximos dias, restabelecendo a normalidade na rodovia”.

Por fim, em uma reunião com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Ramlow, e o secretário substituto do órgão, Élcio Barbosa, a bancada maranhense, discutiu a situação das regiões alagadas pelas chuvas no Maranhão, em busca de soluções e medidas de apoio às vítimas da enchente.

Desabrigados

Na visita que fez, Weverton teve a oportunidade de conversar com algumas das pessoas que estão em abrigos nos dois municípios. Dona Margarida Lopes, moradora da Trizidela, contou que quando percebeu que o rio já estava chegando em seu quintal, tratou de retirar o que pode de dentro da sua casa e mesmo assim perdeu um guarda-roupas, uma estante e um armário. “Moro com um filho e dois netos – um deles é especial, pois não fala”, relatou a mulher, lamentando que esta seja a terceira vez que precisa sair de sua casa por causa das enchentes. As outras duas foram em 2009 e 2011.

Dona Vanusa Passedônio, também moradora de Trizidela do Vale, está em um abrigo no ginásio esportivo da cidade com o marido e os sete filhos. “Minha maior dificuldade agora é que não estou podendo levar minhas filhas para a escola, pois não tenho dinheiro para nada”, lamentou a mulher. Atento às queixas dos desabrigados, Weverton se comprometeu a falar com o prefeito Fred Maia para que o mesmo disponibilize o transporte das crianças que estão nesses abrigos para a escola.

De acordo com o último levantamento da Defesa Civil nesta sexta-feira, 11 municípios maranhenses foram afetados pelo grande volume de chuvas dos últimos dias, resultando em muitos estragos e centenas de desabrigados.

Deixe uma resposta