maranhão

Três prefeituras operam R$ 7,9 milhões em contratos com empresa de fachada

Um imóvel, com a pintura desgastada, onde antigamente funcionou um comércio varejistas de gêneros alimentícios e atualmente é uma...

Um imóvel, com a pintura desgastada, onde antigamente funcionou um comércio varejistas de gêneros alimentícios e atualmente é uma modesta residência, consta nos registros da Receita Federal como sede da R. J. J. Alimentos Ltda. – EPP, de Arari (MA). A reportagem do site Maranhaodeveredade.com apurou que desde 2016, a firma estaria registrada na Rua do Comércio, Nº 40, povoado Independência, em Peritoró-MA.

Desde 2016, a sede tá em Peritoró

Desde 2016, a sede tá em Peritoró

Além disso, a reportagem descobriu algo gravíssimo: embora esteja registrada no novo endereço, a R. J. J. Alimentos apresentou nos processos de contratações documentação relativa à regularidade fiscal em nome da Prefeitura de Arari, município onde a empresa teve seu primeiro registro.

Mas mesmo assim continua apresentando documentos como se tivesse em Arari

Mas mesmo assim continua apresentando documentos como se tivesse em Arari

Três prefeituras operam com a empresa de fachada. Na lista de contratações constam os municípios de Joselândia, Santa Filomena do Maranhão, São Roberto, Jenipapo dos Vieiras e Esperantinópolis. Entre 2017 e 2019, os contratos firmados somam R$ 7.949.820,23. A R. J. J. Alimentos foi contratada para aquisição de material de expediente, didáticos, fornecimento de gêneros alimentícios, materiais de limpeza e utensílios de copa e cozinha.

Três prefeituras operam com a empresa de fachada.

Três prefeituras operam com a empresa de fachada.

Em alguns casos, chegou a ser contratada com verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que visa assegurar transferência direta de renda às famílias, oferece a inclusão das crianças e dos jovens em serviços de orientação e acompanhamento.

Certidão da comarca do municipio de Arari

Certidão da comarca do município de Arari

Por conta disso, existem indícios de lavagem de dinheiro nessas contratações. É que a R. J. J. Alimentos pode não ser a única que estaria participando de um esquema para fazer parecer que recursos obtidos por meio de atividades ilegais, vieram de atividades legais.

Na prática, ela recebe dinheiro sujo como “pagamento” por supostos bens ou serviços, mas na verdade não fornece nem um, nem outro: simplesmente cria a aparência de transações legítimas através de falsas faturas, contratos e balanços. O problema, entretanto, é que como algumas destas contratações envolvem recursos da União é provável que logo, logo uma operação, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), venha desarticular grupos criminosos suspeitos que atuam nesse tipo de prática.

Leia outras notícias em MaranhaoDeVerdade.com. Siga, também, o Maranhão de Verdade no TwitterInstagram e curta nossa página no Facebook. Envie informações à Redação do Site por meio do WhatsApp pelo telefone (98)  992205852 ou através do e-mail: [email protected].

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados