Renovação

Grupo de ex-candidatos se organiza para promover renovação na Câmara de São Luís

A eleição municipal é somente em 2020, no entanto, em São Luís, um grupo de ex-candidatos bem votados na...

A eleição municipal é somente em 2020, no entanto, em São Luís, um grupo de ex-candidatos bem votados na capital, já iniciou a discussão para o pleito eleitoral.
A primeira reunião aconteceu na última quinta-feira, e reuniu dezenas de ex candidatos e suplentes de vereadores.
Segundo informado, o grupo de líderes, denominado “Renova São Luis”, vem se articulando e tem como principal meta, eleger vereadores do grupo nas eleições de 2020.

“A política é uma ciência inexata, mas exige cálculos e muito planejamento”, afirma Jairzinho Filho, um dos organizadores e entusiastas do grupo. “Embora estejamos pensando no futuro, nada acontecerá sem o devido investimento no presente e esse investimento é traduzido em rodas de conversas e muita sabedoria nas tomadas de decisões”, concluiu.

Além de Jairzinho Filho, outros nomes bastante conhecidos no meio político de São Luis, estão diretamente envolvidos na formação do grupo, a exemplo do suplente de vereador Basileu Barros, e outros como, Hassan Kayd, Junior Nazaré e Álvaro Pires, fazem parte da organização deste grupo que hoje já conta com pelo menos quarenta ex candidatos a vereador e também professores, sindicalistas, servidores públicos, militares, profissionais de saúde, lideres comunitários, artistas e empresários, todos detentores de capital eleitoral acumulados em outros pleitos, com uma média de mil, e até mais de dois mil votos, em alguns casos.

Segundo Jairzinho,estes nomes estão se unindo em torno de uma aliança pautada na liberdade para defender bandeiras e propostas e tendo como meta a renovação na Câmara Municipal de São Luís, levando-se em conta a grande renovação, sobretudo no parlamento estadual nas últimas eleições, o que os leva a crer que esse feito será repetido nas câmaras municipais, incluindo a ludovicense.

Jairzinho também explica que o grupo já começou grande e forte em termos de força eleitoral e espera que ao longo dos encontros haja ainda mais adesões.
“Nossa idéia, é nos organizar a ponto de garantir aos membros do grupo uma possibilidade real de pleitear uma vaga na Câmara Municipal de São Luís, disputando em condições de igualdade dentro de uma legenda. Sobretudo neste atual cenário onde acompanhamos um crescente movimento de renovação da política maranhense. O “Renova São Luis” é um grupo unido de pré-candidatos, testados nas urnas e com trabalho reconhecido em nossas comunidades”, afirmou Jairzinho.

Mudanças na legislação eleitoral

Outro ponto observado por Jairzinho, diz respeito às mudanças na legislação eleitoral que alteraram as regras para as eleições proporcionais em 2020, o que pode representar um entrave nos planos de muitos vereadores em se reeleger, e por tabela, facilitar a chegada de novos nomes ao parlamento municipal.

Em outras palavras, o sistema de coligações para as candidaturas proporcionais, como vereador e deputados estadual e federal, deixará de existir nas eleições municipais de 2020, é o que explica Jairzinho. “O sistema proporcional não terá mais coligações. As coligações vão ser possíveis somente para os cargos majoritários, ou seja, a disputa para prefeito. Com o fim das coligações vão se eleger os candidatos mais votados dentro dos seus partidos, desde que o partido consiga atingir o quociente eleitoral”, disse.

Jairzinho defende este método, por achar que “é a chance de candidatos pequenos e sem estrutura mostrarem suas idéias e se destacarem. Com o fim das coligações, há a possibilidade de se filiar a um partido e saber, pelo menos nas chapas proporcionais, que ele seguirá apenas com a própria bandeira, sem se ligar com partidos que não desejamos, acabando, de certa forma, com esse balcão negócios, que alguns presidentes de partidos têm costume de fazer na calada da noite”, concluiu.

Por fim, Jairzinho acredita que “nos últimos anos, percebemos que alguns partidos precisavam sempre da coligação pra poder garantir algum espaço. Agora, é preciso repensar essa lógica da política. Já tivemos um grande impacto com essas eleições e acredito que é mais uma medida que fortalecerá o partido e a identidade dos candidatos”, acrescentou, afirmando que o método é mais trabalhoso para o partido, mas que simplifica mais a eleição.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz