são luis

‘Ele nos cativa’, destaca liderança comunitária ao revelar admiração por Astro de Ogum

Não é difícil andar pelas ruas da Vila Samara, na zona rural de São Luís, sem ouvir falar de...

Não é difícil andar pelas ruas da Vila Samara, na zona rural de São Luís, sem ouvir falar de Irani Conceição, 68 anos, carinhosamente chamada de Morena, uma ludovicense que tem um histórico familiar muito conhecido pelos maranhenses. Com um sorriso largo, Dona Morena é uma das lideranças comunitárias que ajuda propagar o anseio de sua comunidade, facilitando a apresentação de demandas ao poder público e resolvendo de pequenos a grandes problemas — do buraco na rua até a falta de transporte coletivo.

O contato da equipe do ‘Câmara News’, informativo que vai ao ar todas as sextas-feiras pela Rádio Educadora, com a líder comunitária surgiu durante uma reunião do Conselho de Defesa Social da Zona Rural no Calembe, na semana passada, com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo e o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), para anunciar uma série de investimentos para a região. Logo após o encontro, Dona Morena foi entrevistada pela reportagem e contou um pouco da sua história.

Ela foi casada com Wagner da Conceição Martins, que ficou conhecido na década de 80, como Rei Zulu. Da relação de amor, surgiram os filhos, um deles foi Wagner Conceição Martins, cujo apelido Zuluzinho é inconfundível. Dona Morena procurou a produção do programa radiofônico para agradecer o empenho do vereador Astro de Ogum na resolução dos problemas na zona rural e aproveitou para destacar a admiração que tem pelo chefe do legislativo ludovicense.

“Eu agradeço muito ao vereador Astro [de Ogum] pelo empenho que vem tendo na luta das resoluções dos problemas da nossa região. Eu tinha muita admiração e agora tenho mais ainda. Não tenho palavras para falar sobre tudo isso que vem fazendo por nossas comunidades. Tem gente que nos cativa sem fazer força, de graça, só por ser quem é. E o Astro tem esse dom. No olhar, ele cativa a gente. As pessoas ainda não entenderam que esse homem veio marcado por Deus. A forma com que ele atua não como autoridade, mas, sim, como ser humano, é impressionante”, disse Morena.

Ao levar os problemas da comunidade ao conhecimento das autoridades, a líder comunitária deixa de lado sua vida privada em prol de sua região. Ela disse que muitas lideranças comunitárias da região já estavam desacreditadas com os políticos do município, mas lembrou de que o presidente da Câmara de São Luís vem conseguindo mostrar que ainda é possível dar mais um voto de confiança às autoridades políticas.

“Os líderes comunitários dão voz a quem não tem voz, mas muitos já estavam desacreditados com os políticos do município, pois só apareceriam na campanha e voltavam a desaparecer. Com o Astro foi diferente: ele está a oito anos presente em nossa região, ajudando a resolver gargalhos antigos. Eu já o conhecia, mas não tinha contato. Hoje graças as Deus consegui levá-lo na minha comunidade e me sinto feliz em poder dizer a todos que sou uma fã do trabalho do Astro”, concluiu.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados