Maranhão

Coren-MA solicita apoio da Polícia Federal para fiscalizar instituições de saúde

A diretoria do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) protocolou, na tarde dessa quarta-feira (09), junto a Superintendência...

A diretoria do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) protocolou, na tarde dessa quarta-feira (09), junto a Superintendência da Polícia Federal (PF-MA), um pedido de acompanhamento durante o processo de fiscalizações que serão realizadas em algumas instituições de saúde em São Luís.

A solicitação do pedido à PF-MA, se deu, depois que 4 instituições de saúde impediram que a equipe de fiscalização do Coren-MA, realizasse vistorias nas unidades, a fim de notificar as possíveis irregularidades encontradas.

“Dentre os locais que não foram fiscalizados, um deles alega que no momento, não havia nenhum enfermeiro que pudesse acompanhar o processo; outro nos disse que a fiscalização só seria realizada com a presença do dono da unidade. Uma terceira instituição informou que não iríamos realizar a fiscalização, e a última informou durante a visita, que por ordem da direção a equipe do Conselho teria que se retirar do local”, explicou a coordenadora de fiscalização do Coren-MA, Lorena Cantanhêde.

O presidente do Coren-MA Jamson Oliveira explica que a entidade está sempre lutando pela garantia dos direitos dos profissionais de enfermagem. “O Conselho estará intransigente no que tange defender as prerrogativas dos profissionais de enfermagem, e sobretudo garantir que a fiscalização possa exercer suas atividades com plenitude. E caso haja qualquer impedimento, estaremos buscando o apoio jurídico e o apoio da Polícia Federal para fazer valer a Lei do exercício profissional e a execução das fiscalizações que é a mais relevante atividade finalística do Conselho”, destacou o presidente.

Mediante a situação encontrada, a diretoria do Coren-MA protocolou o pedido na Superintendência da Polícia Federal e deve retornar as mesmas instituições que foram impedidos de fiscalizar, agora acompanhados com o reforço policial.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados

aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz