Cleide Coutinho e Márcio Honaiser fazem campanha eleitoral antecipada

A ex-deputada estadual Cleide Barroso Coutinho (viúva do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho) e o secretário de Estado da...

A ex-deputada estadual Cleide Barroso Coutinho (viúva do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho) e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado, Márcio Honaiser ambos do Partido Democrático Trabalhista – PDT, deixaram a sutileza de lado e assumiram a pré-campanha para o Palácio Manuel Beckman, disputa que ocorre em outubro deste ano.

Cleide e Márcio têm participado de eventos públicos sem esconder a pretensão de serem candidatos por uma das 42 vagas na Assembleia Legislativa do Maranhão, ambos correm risco de serem punidos pela prática de propaganda eleitoral antecipada.

No vídeo abaixo, mostra a ex-parlamentar fazendo campanha antecipada. Explicitamente pede o apoio e diz que é candidata, o evento aconteceu na cidade de Caxias (cidade a 363 quilômetros de São Luís.

O código eleitoral prevê que a propaganda deve começar apenas em 15 de agosto, no ano em que forem realizadas as eleições, mas não é assim que acontece no estado. Márcio Honaiser faz campanha eleitoral antecipada clara na cidade de Balsas, cometendo os crimes de distribuição de bens ou mercadoria, Artigo 73 da lei 9.504-97 e captação ilícita de sufrágio, Artigo 299 do código eleitoral.

A prática de propaganda eleitoral antecipada é proibida pela Justiça Eleitoral, mas não parece impedir os candidatos de cometer a irregularidade.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados