são luis

Câmara amplia comunicação com a população de São Luís

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), se emocionou diante de seus colegas...

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), se emocionou diante de seus colegas de bancada ao fazer uma espécie de balanço dos últimos meses, quando lançou uma série de novidades que visam aproximar o cidadão do dia a dia do trabalho legislativo, possibilitando mais transparência, informação e maior participação da sociedade nos debates da cidade.

Uma dessas novidades foi o lançamento do “Boletim Câmara News”, programa com inserções de 60 segundos que, de forma resumida e didática, apresenta as principais notícias sobre o legislativo municipal, nos intervalos comerciais da programação das rádios Jovem Pan, Mais FM, 92.3 FM e Mirante FM, com previsão de alcançar cerca de 6 milhões de ouvintes no estado.

A iniciativa agradou os vereadores e rendeu elogios ao chefe do legislativo. Emocionado, Astro de Ogum agradeceu o apoio dos colegas no esforço em melhorar a gestão da Casa. “A Câmara vem cumprindo seu papel não apenas na agenda de projetos importantes para a capital maranhense, mas principalmente no foco de investimentos em canais para o cidadão manifestar sua opinião e participar do processo legislativo. A nossa gestão tem tido esse cuidado de gerar resultados e se aproximar cada vez mais da sociedade ludovicense”, observou.

TRANSPARÊNCIA – Os boletins exibidos durante o dia trarão notícias que vão colocar a população ludovicense ciente das ações dos parlamentares, além de curiosidades sobre as ações que são de responsabilidade do parlamentar, com uma linguagem sucinta e objetiva. A veiculação, com 10 inserções de 60 segundos cada, só foi possível graças à ampliação de uma parceria já estabelecida entre Câmara e a Jovem Pan, 92.3 FM, Mirante FM e Mais FM.

O objetivo principal da parceria é incrementar a divulgação das atividades desenvolvidas pelos vereadores, ampliando a transparência do Legislativo e o aproximando mais dos cidadãos ludovicenses. A cooperação complementa o trabalho de divulgação do Parlamento que já é feito pela Rádio Educadora AM 560 KHz.      

MARCA DA GESTÃO – Com a chegada de Astro de Ogum ao comando da presidência da Câmara, o trabalho dos vereadores começou a chegar em cada residência do eleitorado ludovicense e maranhense também.

O programa Câmara em Destaque veiculado de segunda à sexta-feira das 10h às 13h na Rádio Educadora AM 560 KHz, com apresentação dos radialistas Mário Carvalho, Adriana Nogueira e Ademar Monteiro, deu oportunidade para os 31 parlamentares mostrar seus trabalhos e suas lutas em prol da população sem sair de casa.

De acordo com Astro de Ogum, todas essas ações na área de comunicação estão fazendo amplificar aquela que é a marca de sua gestão desde o início: reforço ao diálogo aberto, sincero e, permitindo à população participar cada vez mais das discussões da Casa.

“Essas ações idealizadas em nossa gestão estão sendo aprovadas por todos os parlamentares, que hoje podem falar de seus projetos para o mundo através do rádio, sem contar que o eleitor acompanha todos os debates ao vivo através de seu rádio. Essa tem sido a nossa marca: diálogo aberto e sincero em prol da população”, declarou.

MAIS NOVIDADES – Além das transmissões, ao vivo, das sessões da Casa por meio da Educadora e dos boletins informativos veiculados em outras quatro emissoras de rádio, o chefe do legislativo ludovicense garantiu que mais novidades serão apresentadas até o mês de dezembro, quando encerra sua gestão.

“Por enquanto só posso dizer que será mais uma novidade onde o cidadão comum poderá acompanhar os trabalhos dos vereadores de qualquer local onde possa acessar a internet, agilizando a propagação de medidas legislativas e dando conhecimento público às atuações de cada um dos 31 parlamentares com assento na Casa”, revelou.

INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE – Outra novidade é a plataforma digital Opine Cidadão, por meio do “Sugira Temas” no novo site institucional (camara.slz.br), que permitirá a qualquer pessoa se manifestar em relação aos processos em tramitação na Casa. O novo sistema busca ampliar a participação popular no debate das matérias apreciadas pelo parlamento.

Segundo a diretora de comunicação, Itamargareth Lima, a plataforma digital é mais uma ação em prol da transparência e interação popular nos assuntos discutidos pelos parlamentares e auxiliar o debate de projetos em tramitação na casa.

“A atual Mesa Diretora tem procurado ampliar as ações de transparência. Havíamos proposto a criação de uma plataforma que permitisse às pessoas participarem do debate parlamentar. O Opine Cidadão, por meio do “Sugira Temas” no novo site institucional, vai cumprir essa função, oferecendo a oportunidade para que cada pessoa possa manifestar sua posição em relação a algum projeto, dizendo se concorda ou não e compartilhando sua opinião em suas redes sociais “, disse Itamargareth.

CÂMARA EM MOVIMENTO – Outra importante iniciativa que vai aproximar a Câmara do cidadão é o programa Câmara em Movimento, iniciativa que a Casa pretende colocar em pratica com a aquisição de um ônibus que será denominado de “Expresso da Cidadania”. O projeto compreende a realização de sessões legislativas itinerantes e temáticas nas diversas regiões administrativas de São Luís, com o objetivo de ampliar o alcance e a efetividade dos mandatos parlamentares e criar oportunidades para aproximação entre a Câmara e a realidade vivida pela população.

Após cada edição do programa, uma equipe técnica acompanha os pleitos, durante aproximadamente seis meses, para verificar os desdobramentos das prioridades destacadas pela comunidade. A meta mínima a ser alcançada, segundo as estimativas, é de 60% das solicitações.

REFLEXO NA PRODUÇÃO – Todas essas iniciativas de participação popular já reverberam no aumento da produção legislativa atingindo, com isso, o seu propósito. Um exemplo disso é o projeto de lei, de autoria do vereador Marcial Lima (PRTB), que visa instituir o “Dia Municipal da Língua Francesa”, para lembrar um pouco da cultura francesa em nossa cidade. De acordo com o parlamentar, a iniciativa foi uma sugestão do professor Nascimento de Moraes, ouvinte assíduo do Programa Câmara em Destaque.

Além de Marcial Lima, vereadores Cesar Bombeiro, Honorato Fernandes, Josué Pinheiro, Ricardo Diniz, Pedro Lucas e Sá Marques já apresentaram proposições na Casa para atender sugestão e pedidos de moradores alcançados por um dos canais de participação popular.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados